Benvindo à Página do AZ-65-33   Última actualização: 19.08.2004

Aqui podem acompanhar o registo fotográfico da recuperação deste Land Rover Série III....

Inicio teste pop up Fim teste pop up

Datas das fotos: No dia 11 e 12 de Agosto de 2004
Operação: Mudança do retentor da rótula da direita (Oil Seal - Swivel Ball)

Já que mexi na transmissão da roda da esquerda, resolvi mexer também na da direita. A operação tinha três objectivos: Mudar o retentor, verificar se era possível retirar a pequena folga no pino da rótula e uma operação de limpeza e pintura.
A manutenção do sistema de travagem já estava feito (excepto montar claro).
É claro que para tal não necessitava de desmontar tudo (como fiz na direita) e como tal o objectivo foi desmontar o eixo pela junção à rótula (como se vê na foto).


Remover os parafusos foi trabalhoso, já que alguns não são fáceis de aceder. Mas devagar e com paciência é uma operação pouco complicada.
A primeira dificuldade foi retirar os pinos cónicos das barras de direcção.


Para conseguir retirar estes parafusos é necessário recorrer a uma ferramenta especial (na foto) que força o parafuso a sair.


A primeira tentativa foi fácil e não deu dores de cabeça.


O segundo foi mais complicado, pois não tinha angulo para fazer força.


Pelo que tive de recorrer à inteligência e usar um tubo de aço cortado, para fazer de guia.


Mesmo assim a operação foi complicada. Tenho de investigar que outros processos ou ferramentas são mais indicadas.


Por fim acabou por se soltar. Se tentarem fazer o mesmo não se esqueçam de utilizar um pouco de óleo em spray para ajudar. Se necessário um maço de borracha pode ajudar a descolar.



Aspecto depois de solto.


Agora era necessário retirar o retentor, e para tal foi necessário retirar a sua protecção, que estava algo ferrujenta, mas recuperável.
Não correu bem pois o parafuso de fim de curso da roda partiu-se.


Assim a operação seguinte consistiu em retirar o parafuso. O que foi uma tarfefa complicada e penosa. Marcar o centro exacto do parafuso com um punção foi a primeira acção.


Depois é necessário furar o parafuso (a 3 milimetros e posteriormente a 5 mm).
Refiro que o parafuso era de boa qualidade pois gastei 3 brocas na operação!


Na imagem, vê-se a sequência de ferramenta necessária. Apartir dos 5 mm é possível abrir a rosca com uma peça especial.


A foto mostra a fase final. Finalmente a rosca estava aberta e pude continuar com o trabalho.


Na foto o novo retentor a ser colocado.


A peça de aperto (agora já com aspecto de nova) tem um encaixe na base para deixar espaço para os parafusos.


Depois é só apertar os parafusos (não esquecer as anilhas) e já está. pronto para voltar ao lugar.


Aproveitei algumas pausas para polir a peça metálica que aperta o retentor (com escova rotativa de aço e berbequim). Depois de fria e limpa com petróleo (para desengordurar), foi pintada em três camadas com Hamerite preto. É necessário deixar secar bem.
Não esquecer que o Hamerite leva oito dias até completar a reacção química. Ou seja,não colocar óleo até passarem os 8 dias.