 |
Benvindo à Página do AZ-65-33
Última actualização: 11.08.2004
|
Aqui podem acompanhar o registo fotográfico da recuperação deste Land Rover Série III....
Inicio teste pop up
Fim teste pop up
Datas das fotos: Entre os dias 27 de Julho e 12 de Agosto de 2004
Operação: Montagem do sistema eléctrico
 A cablagem principal foi encomendada a Inglaterra (AutoSparks), para poupar tempo. Outra parte foi feita no local. Principal conselho que posso dar: Não invente! Se não sabe, pergunte, documente-se, tire fotografias, leia o manual, faça desenhos, mas... principalmente não invente!
 A fotografia pretende demonstrar que esta é uma operação confusa. Existem muitos cabos electricos, muitas cores semelhantes, e muitas medidas diferentes. Isso não é um mero acaso! Ficam algumas dicas: Quando se refere alguma conjunto de cores, a primeira é a cor geral do cabo e a segunda é o traço. Ou seja, se o manual diz "RG" isso significa "Red and Green", na prática um fio eléctrico vermelho com risca verde. Para além disso existem as variantes "LG", ou seja "light green" que é como quem diz, verde claro.
 (Ainda não tenho todas as fotos) No manualpoderá encontrar alguns esquemas eléctricos, dependendo do modelo, ano, tipo de motor (Diesel, gasolina, etc...). Mas depois de identificar correctamente o desenho vai chegar à mesma conclusão que eu: De pouco serve (para um leigo claro!).
 Uma situação que pode também causar alguma confsão será o facto da sua instalação electrica já não ser de origem e o anterior proprietário (não vou dizer que pode ser o próprio não é...) não tenha mantido o mesmo esquema de cores. Nesta fase será interessante ter à mão a seguinte ferramenta: tesoura ou alicate de corte, x-acto (ou como é que raio que se escreve isto), um descascador de fios, um alicate de aperto de electricista, uma caixa de junções, fio, fita de electricista (de várias cores), etc...
 Pessoalmente completei as renovações electricas com algumas inovações. Usar tubo de rega "Gardena" para passar os fios electricos pode preservar muito os cabos, desde que o tubo não possa encher-se de água! Convém fechar bem as pontas (de preferência o tubo deve começar e acabar bem acima da linha de água possível.
 Já que está a trabalhar nisso pense se quer aproveitar para passar cabos electricos para acessórios, tal como: guinchos electricos, luzes de trabalho, luzes de nevoeiro, luzes de marcha a ré, instalação de rádio ou CB, luz de presença ou de leitura de mapas, etc... (mais vale prevenir...)
 Uma metodologia de trabalho possível, consiste em apenas desligar algum fio, quando tiver o outro para ligar preparado. É um processo simplista mas prático. No meu caso não serve...
 Se consultarem a área dos "Documentos" poderão encontrar algum desenho, fotos ou esquemas que vos sejam úteis. Quando tiver tempo tenciono fazer um esquema gráfico das ligações (esquema para leigos, com base no desenho real do Land Rover SIII).
 Nenhum cabo electrico deverá ficar solto, com o cobre à vista ou com emendas de última hora. Isso só dá asneira e problemas. Perca algum tempo a melhorar a sua instalação e vai ganhar com isso. Utilize apenas material profissional! Já tenho visto muito disparate por ai...
 Tenha em atenção dois aspectos, nada deverá ficar em contacto directo com o motor (fica quente e derrete os revestimentos) e nada deverá apanhar água. Excepções feitas aos terminais terra que apertam ao chassi do Land Rover.
 Para recordar um pouco este era o estado original da cablagem do painel de instrumentos.
 E este foi o aspecto de como ficou depois de muitas horas. A base plástica é nova, bem como três dos interruptores. Os restantes elementos foram retirados um a um, limpos, lixados (quando necessário) e montados novamente.
Fotos ainda não disponíveis
 Para começar montei o cabo do alternador. É facilmente identificável pela ficha.
 Para começar montei o cabo do alternador. É facilmente identificável pela ficha.
|
|
|