Benvindo à Página do AZ-65-33   Última actualização: 03.01.2004

Aqui podem acompanhar o registo fotográfico da recuperação deste Land Rover Série III....

Inicio teste pop up Fim teste pop up

Datas das fotos: Entre od dias 10 de Abril e Julho de 2004

A operação que descrevo de seguida consiste na mudança do óleo da caixa de velocidades, principalmente a parte de recolocar o óleo. Na foto duas das ferramentas essenciais: Chave de bocas número 13 e chave de caixa 14. (os meus parafusos ainda são medida inglesa).

Depois de uma "oleosa" experiência a retirar o óleo da caixa de transmissão, e limpar o máximo possível do interior com um pouco de gasóleo e um pano limpo (estava limpo antes claro!) faltava recolocar o devido elemento de volta. Note-se que nesta altura já tinha limpo toda a área envolvente, polido e pintado as tampas todas e feito as respectivas juntas (Uma das juntas é perfeitamente visível na imagem).

Retirar a tampa superior e colocar as porcas e anilhas em lugar seguro (abaixo da abertura para que não caia nenhuma peça pequena para dentro da transmissão e caixa.)

Retirar o parafuso (cabeça quadrada) da parede lateral da caixa de velocidades. Este parafuso marca exactamente a altura por onde deverá ficar o óleo. Neste momento convém colocar um recipiente por baixo deste local para apanhar o óleo que possa escorrer.

Note-se que já tinha limpo a área envolvente. Já agora não deixar cair o parafuso (como me aconteceu a mim) para dentro do recipiente cheio de óleos de outras operações. O óleo usado foi depositado em lugar próprio para posterior reciclagem (na oficina de um familiar meu que tem este tipo de recolha).

De seguida verifique que fechou o parafuso de purga!! A menos que queira molhar os pés... Depois é só colocar o novo óleo "Gear Oil 90" (também chamado de... ).
Segundo o manual leva aproximadamente ?? litros (de memória não me lembro...terei de ver), mas o meu levou um pouco mais.

O óleo é relativamente barato, pelo que comprei da marca (Motormáquinas). Aproveitei e comprei uma série de litros já a contar com as mudanças de óleo das transmissões.

Agora existem duas opções, ou coloca uma massa vedante especial para juntas, ou molha a junta com um pouco de óleo.

A operação seguinte consiste em colocar a junta, a tampa, as anilhas e os parafusos.

Apertar todo o conjunto. Não é necessário demasiada força, basta a junta ficar apertada. Se tiver colocado cola de juntas, convém limpar os excedentes com um pano limpo e seco.