Benvindo à Página do AZ-65-33   Última actualização: 05.04.2004

Aqui podem acompanhar o registo fotográfico da recuperação deste Land Rover Série III....



Fotos do dia 02 de Abril de 2004. Fim de semana de ataque ao sistema dianteiro. O objectivo era recuperar as duas rodas da frente e identificar a folga na transmissão esquerda da dianteira.
Birth Certificate
Os dois discos do travão frontal. Um no seu natural estado "ferrugem" e o outro depois de polido e pintado.
Hamerite preto em três camadas, com secagem de 1 hora de intervalo. Para ficar seco leva 8 dias, que comvém respeitar para obter a perfeita reacção química.


O antes....


E o depois....
Não pintar o local de contacto com os calços dos travões!
É na parte de dentro (e na no lado que se vê nafoto).


Detalhes dos componentes de travagem. Apoios e calços de travões e molas respectivas. Consoante a rectificação nos discos, assim farei o acrescento de mais camadas dos calços.


Aqui podem ver o destaste no interior do disco, o qual será rectificado.


Um pendente de longa data: o óleo do motor. Como foi revisto estava "seco" e levou 5 litros de 15W 40 p/ motores Diesel.
No total leva 6 lts. mas depois se atesta.


Para melhor lubrificar o motor sem o ligar, coloquei o óleo directamente por cima.


Para retirar a tampa, é necessário desapertar o parafuso.


Colocar o óleo.


E voltar a apertar o dito parafuso.


Por fim é só verificar o nível do óleo (deve estar algures entre as duas marcas).


Roda direita: Raspar, limpar, polir, limpar, proteger, limpar, pintar, deixar secar, pintar, idem, idem.
Lado direito sem roda e sem disco. Depois de raspada a ferrugem, pintado.
Não pintar a rótula metálica! Proteger sempre bem o tubo do óleo dos travões para não entrarem impurezas.


Próximo passo: Descobrir a folga da roda esquerda.
Início da desmontagem do cubo frente / esq. Depois de raspado e limpo com bastante gasóleo...
Nesta fase é importante ter duas coisas à mão: panos de limpeza e gasoleo com fartura


O primeiro passo foi retirar o selector. Para tal é necessário uma chave tipo "alen".
Nesta fase é boa ideia colocar uma bandeja para o óleo que vai escorrer!


No meio fica uma grande porca dupla com uma anilha de freio (no centro).
Nesta fase necessitei de uma chave sextavada interior nº 52 (é grande é!) e de um braço com força.
Validar que o LR está bem apoiado é uma muito boa ideia, não vá o dito cair em cima de um pé com tanta força e abanões.


Aspecto geral antes de aplicar a força bruta...


Já com as porcas soltas esta é a sequência: porca, anilha, porca.


Depois de retirar os restantes 6 parafusos, retirei a peça. Limpar tudo é trabalhoso mas indispensável.
Procurar desgastes e rolamentos gripados é essencial. Até agora tudo bem! :-)


O eixo um pouco solto, mas normal.


Sai um pouco...


Aspecto do conjunto.


Para retirar o prato, basta retirar mais 6 parafusos com chave sextavada.


Aspecto geral.


Agora basta puchar o eixo para fora.
O óleo está velho pois existe alguma humidade no óleo e no eixo.


Retirado o eixo, este é o aspecto.


Limpo o eixo, este foi guardado na caixa das peças do lado esquerdo.
Convem ir marcando tudo para não existirem trocas.


Retirada a tampa da rótula e as respectivas juntas.
Posteriormente terei que limpar tudo. É necessário comprar novo redentor.


Agora sim! Foi identificado o problema da folga.
Esta peça tem uma folga de uns 2 milimetros e está gripada de tanta volta
Vai ser enviada para reparação.


A peça no seu lugar de origem.
Tenho que desmanchar tudo para ser reparado.


Aspecto geral depois de limpo. Agora é só montar tudo de novo depois de ter tudo arranjado e preparado. Ufa!